Um elefante na sala - família e dependência química [Paulo Campos Dias]

Um elefante incomoda muita gente?

um-elefante-na-sala-capa-com-sombra
Como um inocente copo de chope, ao final de uma sexta-feira em um “happy hour”, pode trazer ao fim da noite (ou anos depois...) um elefante em minha sala?

 

Assim se afligem, torcendo as mãos, muitas esposas pelo Brasil e o mundo...

 

Também os próprios “elefantes” em questão ficam abismados de como isso pode lhes ocorrer – “eu só queria me refrescar”, “eu só queria relaxar das pressões”.

 

E o filho acorda de manhã, e vê um pai caído na sala; ou um irmão desmaiado e exalando álcool no quarto; ou sua mãe que não acorda quando ele a chama na cama, de tanto que bebeu ou usou na noite anterior – mas sem querer chegar a esse estado...

 

O alcoolismo e outras dependências químicas são um problema de saúde pública que afeta cerca de 10% dos indivíduos que experimentam alguma substância alteradora do humor (a cerveja é uma delas, assim como remédios controlados, cocaína e maconha).
Estatisticamente, quase toda família brasileira vive essa dificuldade em seu lar – uma pessoa que antes eles amavam se tornando um grande incômodo, um grande problema que não sabem como assumir, ou se devem assumir, e se podem resolver...

 

O livro Um elefante na sala – família e dependência química vem para esclarecer e auxiliar essas milhares de famílias que se encontram nesse momento, nessa exata situação.
um-elefante-na-sala-quarta-capa-img

A visão atual da dependência química

Assista a uma palestra do Paulo Campos Dias sobre a visão que contrapõe a antiga sobre o alcoolismo e o “vício” em outras drogas.

 

No passado recente, a dependência não era vista como doença, mas como falta de caráter ou “sem-vergonhice”...

 

Com o tempo e as descobertas científicas, mudaram-se as crenças – com isso, o tratamento hoje pode ser feito de maneira mais humanizada e, ao mesmo tempo, mais eficaz.

 

Essas descobertas dizem respeito sobretudo ao funcionamento do comportamento compulsivo.

 

Estamos em um novo tempo, que exige medidas novas.

 

Acompanhe o que o autor do livro tem a nos dizer sobre isso, na palestra acima.

Drogas: tudo o que a família tem que saber para evitar ou tratar

Izilda-Alves_lancamento
Izilda Alves, jornalista e escritora
“Criativo, o autor Paulo Campos Dias usa surpreendente imagem – o aparecimento de um elefante na sala – para comparar ao que acontece nas famílias quando descobrem o uso da droga por um filho, marido, esposa, tio, sobrinho etc.: desconforto, insegurança, medo, vergonha, culpa e raiva.

Ele explica a importância da família saber que o uso de droga (e bebida alcoólica é também considerada droga), em muitos casos, é uma doença, para poder enfrentar, agir e ajudar no tratamento; descreve cada fase dessa doença, identificando comportamentos que o doente adota e também como pais devem agir em cada uma dessas fases.

É um livro da maior importância para pais, esposas, maridos, professores e profissionais em todo o país. Um livro que elimina preconceitos sobre essa doença grave. É, sem dúvida, a vacina de que todas as famílias necessitam para evitar o devastador sofrimento causado pelo uso drogas.”

Quem é o autor?

Paulo Campos Dias
PAULO CAMPOS DIAS é psicoterapeuta, com especialização em dependência química e doenças afetivas pelo GREA - Programa Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Ipq/HC-FMUSP (Universidade de São Paulo – USP) e autor de estudo pela mesma universidade sobre os efeitos da cannabis sativa e sintomas psicóticos.

 

Desde 1995 atua na área de dependência química, tendo trabalhado em unidades de tratamento e ambulatórios para dependentes químicos e seus familiares, como Centro de Tratamento Reviva, Clínica São Francisco, Clínica Alvorada e Ambulatório Vitória.

 

Atuou também com atendimento de funcionários de diversas empresas multinacionais, estatais e de capital misto, e foi colaborador por anos da campanha “Pela Vida Contra as Drogas” (Rádio Jovem Pan) e do programa Recuperação (Rádio Boa Nova).

 

Capacitou e supervisionou equipes multidisciplinares do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e da Superintendência da Polícia Federal de São Paulo e auxiliou na implantação de programas de prevenção ao uso de substâncias psicoativas em prefeituras de São Paulo e Minas Gerais.
É palestrante e professor em cursos, capacitações e eventos de empresas, órgãos públicos, instituições do terceiro setor e de ensino. Atende em consultório e presta consultoria, utilizando constantemente a técnica da Intervenção Orientada.

 

Atua ainda na implantação do Projeto Cooperando, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e os grupos de mútua-ajuda Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos.

 

Pelo Instituto Independa, é também autor do e-book O que é intervenção orientada e professor das capacitações em Dependência Química, Intervenção Orientada e Aconselhamento Familiar em Dependência Química.
Entre em contato com o autor para
adquirir AGORA mesmo esse esclarecedor livro.

 

 

PAULO CAMPOS DIAS

 

 

paulocamposdias@ig.com.br

 

WhatsApp: (82) 99985-1970

 

Instagram • Facebook